sexta-feira, 2 de maio de 2008

Afinal...

Há uns meses atrás, estava eu a catalogar as minhas fotos no Flickr, nos sets e ou grupos correctos e recebi uma mensagem de um utilizador. Recebo algumas, com convites para me juntar a grupos, frequentemente, ou com qualquer outro assunto, dicas de fotos, discussão de outros pontos, menos frequentemente. Nesse dia a mensagem era diferente...



Era um pedido, de alguém da Republica Checa, de uma foto que eu tinha publicado no site, de um melro (Turdus merula), para ser utilizada num livro de histórias com um preço simbólico de pouco mais de €1, para ajudar alguns países da África Central, na protecção dos gorilas selvagens. Baseia-se na história de dois pequenos gorilas do Zoo de Praga e pretende mostrar que, embora os gorilas sejam um pouco diferentes das pessoas, merecem todo o nosso respeito, consideração e protecção.

Até me mandou um endereço, para ver do que se tratava: http://www.rozhlas.cz/unmasking/

Ao ler aquilo, fiquei sem saber o que pensar... Será verdade? Anda por aí tanta gentalha a tentar aproveitar-se de meio mundo para fins menos meritórios... Juntei um pouco da minha desconfiança natural e fiquei de pé atrás, apesar de ser só uma foto que eu tinha tirado e com a qual nada iria fazer ou alcançar, tirando o gozo que me tinha dado tirá-la.

Respondi a dizer que tudo bem que apesar daquilo tudo poder ser uma grande história e tudo mentira, como o fim, a ser verdade, era importante, que iria doar a foto. Bastava mandarem-me o correio electrónico para enviar o exemplar sem tratamento e com a melhor qualidade possível. A minha única exigência, era publicarem o autor da foto e enviarem-me um livro para ver o resultado final. Acho que era justo, não?

Passaram-se alguns dias e nada de respostas... Comecei a pensar que ser um pessimista dá mau resultado, que a minha desconfiança tinha afastado a pessoa do outro lado ou que afinal não seria assim tão sério o assunto. Olha ainda não é desta, pensei, que vou utilizar algumas das minhas fotos que não para mostrar aos amigos e ou família ou colocar no Flickr.



Mas a resposta lá acabou por chegar. Que apesar de não irem utilizar a minha foto, como tinham apreciado o meu gesto e, uma vez que o livro já estava pronto, para eu enviar o endereço para receber uma cópia. Ainda respondi a dizer que não valia a pena, mas perante a insistência, lá enviei o endereço. Desconfiado, segue o do trabalho, pensando que poderia ser uma maneira de sacar informações de onde vivia ou isso e que nada iria receber.

Mas recebi! Passada uma semana se tanto, lá vem uma correspondência, remetida da Republica Checa à minha pessoa, com um livro lá dentro, com a história relatada, etc. Tudo certinho como me tinham dito, sem nada de outros interesses ou assuntos menos claros. Dois sentimentos contraditórios me ocorreram naquele instante.

Um de pena por ter que desconfiar das situações mais corriqueiras da vida. A Internet é um mundo dentro do nosso mundo e nunca se sabe quem é que está do outro lado e as suas intenções ou objectivos.

Por outro lado o de saber que afinal ainda há uma réstia de esperança para este nosso mundozinho cruel e mesquinho. Como ainda se podem encontrar pessoas sinceras e desinteressadas, verdadeiras e caridosas e que merecem o nosso respeito e são exemplo para todos nós.

Não cheguei a participar com nada, mas sinto-me contente e orgulhoso de toda esta história e de ter sido interveniente nela, Talvez o mais pessimista, desconfiado e descrente num desfecho como o que acabou por ter, mas apesar de um pormenor insignificante no mundo agitado e de macro dimensões e inúmeros acontecimentos simultâneos globais, a “minha” história foi bonita, foi simples e foi importante. Alguém reparou em mim entre tantos, alguém achou que entre multidões eu poderia ter valor, alguém sentiu que poderia contar comigo para ajudar, alguém achou que mesmo não ajudando mereceria o mesmo respeito que quem ajudou, alguém entendeu que me deveria de recompensar as respostas que tinha dado e isso é tudo. É tudo. Basta para ser um acontecimento simples, mas marcante para mim.



E no fim de tudo, aqui está “o meu” livro: http://www.rozhlas.cz/unmasking/comments/_zprava/449406

0 comentários: