Criei há tempos uma conta no twitter. Não iria fazer daquilo um diário SMS style dos meus dias, mas como soube da existência do twitterfeed, um serviço que importa directamente para o twitter, via feeds (RSS, atom, etc.) a nossa actividade noutros sites, não custava nada: posts no blogue, fotos no Flickr ou as imagens no Imageshack e automaticamente o meu twitter iria sendo actualizado. Ao mesmo tempo poderia seguir alguns amigos que já lá tinham conta.
Mais um, pensei eu, entre tantos hi5, facebook, fóruns...
Recentemente comecei a reparar que algumas das minhas fotos no Flickr tinham incomparavelmente mais visualizações que outras colocadas na mesma altura, versando sobre o mesmo assunto. Se fosse hábito nunca repararia neste facto, mas normalmente havia um padrão de visitas entre elas e, mesmo as que tinham um valor superior, dentro de um lote, nunca tinham valores tão díspares como os que observava agora. Estranho...
Com os novos uploads o padrão mantinha-se: num lote de mais de cinco fotos carregadas, as últimas cinco tinham sempre mais do dobro das visitas das restantes.
Acabei por perceber que o twitterfeed apenas importava para o twitter as cinco últimas fotos (caso fossem carregadas mais) e era essa aparentemente a razão do maior número de visitas que elas registavam. Verifiquei nas estatísticas e os referers disponíveis mostravam isso mesmo (apesar de não transparecerem a totalidade do aumento das visualizações – em investigação): twitter rules!
Ora isto não me assusta nada. Antes pelo contrário é cómodo (e simpático) para quem tem conteúdos interessantes ou quer desenvolver um projecto decente, interessante ou que possa ser do interesse de alguns. Considero o manter contacto ou as conversas de café, como um deles.
A parte que me assusta é quando vejo todos os dias mails na minha caixa de correio electrónico que me alertam para novos utilizadores a seguirem-me no twitter. Não tão infrequentemente quanto isso são... twittamers (spammers no twitter) a seguir contas de outros utilizadores, para conseguirem ser populares e que as suas contas sejam vistas por alguém e com isso mostrar aquilo que não tem qualquer interess: páginas apenas com blocos de publicidade ou referencias para páginas perigosas (vírus, trojans, etc.).
Pior, pelos vistos o Google indexa as contas do twitter (ao contrário do que li aqui) e quem percebe um pouco do funcionamento da Internet, sabe que os motores de busca seguem links. Ora se um twittamer me está a seguir, tem um link na minha página de seguidores (followers) e automaticamente a sua conta será seguida pelo Google e demais motores de busca. Pior ainda, se a minha conta do twitter for popular nos motores de busca e tiver bom PageRank, tendencialmente a conta do twittamer tendencialmente crescerá no PageRank, porque está ligado à minha página com boa reputação.
Baralhando e voltando a dar: faço uma página com blocos de publicidade do Google (Yahoo, Sapo, etc.), crio uma conta no twitter, coloco um link, sigo uns quantos utilizadores (populares de preferência) e espero pelos resultados. Pouco ou muito, em mais ou menos tempo, alguma coisa irá lá cair... Apesar de todas as regras, verificações e validações que o Google (e todos os outros) diz fazer, nunca foi tão fácil ganhar dinheiro!
Quem perde são os anunciantes que não atingem as suas audiências, apesar de investirem o seu dinheiro e todos nós que fazemos da Internet uma ferramenta de trabalho que perdemos credibilidade, apesar de todo o esforço em construí-la e partilhar conteúdos que não beneficiem unicamente o seu autor.
terça-feira, 26 de maio de 2009
twitter power
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