domingo, 20 de janeiro de 2008

Óleo alimentar vs diesel ou diesel + óleo alimentar?

Há já largos meses que ouvia falar neste assunto. Consultei fóruns, li, pesquisei, ouvi histórias e opiniões... Até, coincidentemente, num programa de televisão, vi carros normais, sem quaisquer preparação especial, a andar exclusivamente a óleo alimentar em vez do vulgar diesel. É certo que bem não fará, mas funciona! Os relatos (fidedignos) de pessoas que foram com os veículos à inspecção usando a mistura e que não tiveram quaisquer tipo problemas com as emissões poluentes...

Perante todas as evidências resolvi experimentar. Mal não fará, pensei eu, se feito segundo as regras e respeitando as quantidades máximas aconselhadas.

Em 18,24 litros de diesel que abasteci, utilizei 3 litros de óleo de fritar (do mais barato que consegui encontrar). Dá cerca de 14,13%. Contando com o diesel que ainda tinha no depósito, a mistura está bem abaixo dos 25% máximo aconselhados para veículos sem qualquer alteração.

Até agora não me queixo.

Certo que apenas percorri cerca de 50 quilómetros com esta mistura de diesel + óleo alimentar e, mesmo o cheiro semelhante a batatas fritas que muitos dizem sentir, não notei.

Com todos os benefícios para o ambiente que supostamente terá, tem também a vantagem do litro do óleo alimentar ser actualmente mais barato do que o litro do diesel normal. Não significativamente mais barato, mas tudo ajuda. Sente-se também o veículo mais suave. Pode ser psicológico, mas pareceu-me. Três em um!

O futuro dirá...

0 comentários: