segunda-feira, 16 de março de 2009

Como reproduzir ficheiros FLV, localmente

O pulular de programas que, por alguma razão no tempo, instalamos porque precisamos para executar uma tarefa, irrita-me. Gosto que os programas que tenho, consigam abranger a maior parte das minhas acções com um computador. Por isso ando sempre à procura de aplicações versáteis.

Por isso mesmo, para ver FLV localmente, o formato popularizado pelo Youtube (significa Flash vídeo) e que democratizou o uso de vídeo na Internet, para os visualizar localmente tinha que ter um programa à parte, específico e apenas para aquilo, fazer outros malabarismos que não interessam relatar ou instalar o VLC (Vídeo Lan Client) e, com sorte, conseguir reproduzir algumas versões deste tipo de ficheiro. Que eu saiba existem as versões 1, 2 e 3, mudando com os players de flash que vão sendo lançados pela Adobe.

Como não gosto de monopólios, muito menos os que nos são impingidos (mérito para monopólios como o Google, induzidos, não impingidos!), a primeira opção foi instalar o VLC, como já disse, e remover o Windows Media Player (WMP)... No entanto o VLC também não lidava muito bem com eles; alguns reproduziam, outros não.

Outro problema é que também não aprecio muito instalar e desinstalar programas. Tenho sempre a paranóica sensação de que ficam entradas perdidas e inúteis no registry e ficheiros fantasma no file system a conspurcar as minhas instalações do Windows e a causar a indesejada lentidão que, adivinharam, também me preocupa, abomino e se puder evitar, supimpa.

Assim, imaginem a raridade, irritava-me o WMP não conseguir ver reproduzir os tão populares ficheiros FLV. Parece que alguém se irritou mais cedo, com este facto e criou as ferramentas necessárias para que o WMP passasse a permitir ver os FLV.

Segue um tutorial (para VLC e WMP)...


Instalar o FFDShow

Podem descarregar daqui.



Tenham atenção à configuração do programa e seleccionem a parte Decode the following video formats with ffdshow, seleccionem os formatos FLV1 e VP5/VP6.



Podem seleccionar mais formatos, mas se já os conseguem reproduzir, penso que não vale a pena alterarem esse procedimento.

Não receiem se passaram este passo (eu fi-lo), porque mais tarde podem sempre reconfigurar esta aplicação.

Existem mais umas opções, durante o processo de instalação, que penso serem fáceis de compreender...


Após instalação do FFDShow

Acedam a ffdshow video decoder configuration e na listagem de ficheiros suportados, escolham o FLV1 e, na coluna em que se vê o decoder que irá manipular este tipo de ficheiros, escolham libavcodec (desconheço o que significa).



Depois, acedam a ffdshow video encoder configuration e, mais uma vez naveguem até ao FLV1 e, tal como anteriormente, seleccionem o libavcodec, tal como o formato VP6F.




Para finalizar

Para quem usa o WMP, é ainda necessário descarregar o Gabest Flash Video Splitter para Windows XP/2000/2003, instalá-lo – duplo clique sobre o ficheiro descarregado – e pronto. Para versões mais antigas do Windows, descarreguem daqui


No final de tudo isto, já devem conseguir ver um FLV no WMP.

(veio daqui)

0 comentários: