quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A energia solar, ao serviço de todos

O mês passado, quando estive no Andanças 2008, fiquei surpreendido com a eficácia das parabólicas solares ou concentrador solar. Mais do que com os fornos solares, igualmente utilizadores da energia (como o próprio nome indica) solar para cozinhar e amigos do ambiente.

Aspecto da parabólica solar ou concentrador solar      
Podem ver aqui.

O calor que concentra num ponto, muito à semelhança do que fazemos com as lupas e as folhas ou pedaços de papel, coloca os tachos a ferver num instante. A mão humana, não aguenta o calor!

Claro, quando há sol em abundância. E (talvez) forte. No Andanças 2008 estava, não sei como funcionará com o sol menos forte, mas tenho curiosidade...

E sim, também se precisa de um espaço desimpedido e aberto que dificilmente se conseguirá na cidade, num apartamento, obtendo uma exposição solar constante e sem interrupções, como este “apetrecho” necessita...

Já tinha ouvido falar disto.

Confesso que estava pessimista em relação a esta ideia, até a ver em funcionamento. Pensei que fosse mais uma divagação, uma eco treta como tantas outras que lemos, vemos e ouvimos quase diariamente.

Quem quiser saber mais, eu sinceramente não posso ajudar. Podem googlar por “solar cooking”, por exemplo... Há inúmeros exemplos, DIY (do it yourself) passo a passo, informações variadas...

Eu estou convertido! Como por enquanto a energia solar ainda não se paga, acho que já tenho motivo para mais um DYI! Experimentar, não custa.

Pergunto: não há por aí ninguém que tenha uma parabólica velha que se queira livrar?

0 comentários: