quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Saiu bem!

Reflexo / Reflex

Andar por aí, sem destino ou sentido aparente a disparar para aquilo que me parece ser um bom motivo, é um dos meus passatempos favoritos. Podem julgar que é coisa de quem não tem nada melhor para fazer (será!?!) ou fazer outro qualquer juízo, prejurativo ou não, em relação a isto. Podem e até, tentando ver, com sempre tento, as coisas pelo lado positivo, é bom: não vos é (sou) indiferente.

Independentemente de tudo, continuo a gostar de o fazer. Além de me aliviar o stress, reparo em coisas pelas quais passo todos os dias ou já passei em algum momento ou não e que com o seu encanto ou simplicidade lá estão à minha espera: do captar a minha atenção, da escolha do melhor ângulo, da afinação dos valores da máquina e do, finalmente, carregar no botão. E lá vão continuar, à minha espera ou de alguém que tenha a mesma paixão que eu e que as considere, com eu as considerei, dignas de serem registadas.

É simples! Não tem grande saber e acho que todos, com a calma que estes momentos exigem, com a mente livre de pré-conceitos e com a simplicidade do olhar embevecido de uma criança, consegue perceber e sentir os bons dos maus momentos, os bons dos motivos indiferentes e banais. A técnica ajuda, sem sombra de dúvida, mas o estado de espírito, acredito e afirmo, ser mais importante que tudo o resto.

Posso não ter grande técnica, créditos firmados, obra conhecida ou grande queda para a fotografia, mas de vez em quando e normalmente nas fugas que faço na rotina dos caminhos de sempre ou em paragens mais ou menos repentinas por reparar em pormenores despercebidos ou ainda nos desvios que faço para ir a locais que me parecem interessantes ou com bons motivos, consigo sempre fazer uns bonecos porreiros.

Esta, acho, que saiu bem.

0 comentários: